sexta-feira, 9 de março de 2012

Como fazer e revelar as fotos da sua máquina pinhole?


    As câmeras são construídas utilizando materiais reaproveitáveis e de baixo custo como latas, cartolina preta, papel alumínio, alfinete, martelo, prego e fita adesiva preta. As latas tiveram seu interior pintado com tinta spray na cor preta. Além dos materiais para confecção da câmera, fizemos uso de revelador, fixador, papel fotográfico, pinças, bandejas, pregadores e varal para por as fotos para secar.


    Veja o passo a passo (para ampliar a imagem clique em cima):

Materiais necessários: martelo, prego, alfinete,tesoura, lixa, papel alumínio, cartolina preta, lata,fita isolante e fita adesiva
Com tinta preta, pinte dentro e a tampa da sua lata!

Com cuidado segure a lata e faça um furo de prego com o auxílio do martelo.
Olhe o furo!

Com cuidado lixe a parte de dentro do furo da lata para retirar as sobras de alumínio da lata e evitar que entre luz!
Com a tesoura corte um retângulo de papel alumínio
Cole a fita adesiva nas extremidades do papel alumínio e prenda na direção do furo de dentro da lata.
Olhe como ficou!
Com isso faremos um furo no papel alumínio dentro do furo que fizemos com prego, só que agora com o alfinete
Com a cartolina preta cortaremos um retângulo e dois moldes para colocar na tampa da lata evitando entrar luz!
Corte com cuidado!
Com a fita isolante preta prenda as extremidades do retângulo
Cole o retângulo na direção do furo do lado de fora da lata. Ele irá abrir e fechar e será por esse furo que fotografaremos
Encaixe os moldes de cartolina na tampa da lata
Nossa máquina pinhole está pronta!!!
Agora para fotografarmos precisamos de um pedaço de papel fotográfico que caiba na lata. Esse papel fotográfico é sensível a luz, por isso que devemos fazer esse procedimento num ambiente escuro com uma leve iluminação vermelha.
Escolha qualquer coisa para fotografar. Dê preferência à lugares fixos, ou seja, onde a lata não sofre nenhum tipo de movimento, pois a foto pode sair embaçada.
Retire um dos lados da fita isolante que prende a cartolina preta que está em frente ao furo da lata e aguarde alguns segundos. O tempo vai variar conforme o lugar que escolher. Por exemplo, se escolher tirar a foto numa região de sombra deixe mais tempo (30 segundos mais ou menos). Caso o lugar esteja com uma boa quantidade de luz deixe menos tempo (15 a 20 segundos). Após o término do tempo de exposição feche novamente o furo da lata e só abra no ambiente escuro!
Agora começaremos nosso processo de revelação. Ele deverá ser feito no ambiente escuro com uma leve iluminação vermelha. Retiramos o papel fotográfico da lata e o jogamos no revelador, que é uma química forte que exige muito cuidado. É importante usar luva e jaleco. Deixe seu papel fotográfico alguns segundos imerso na química virando e revirando com o auxílio de uma pinça
Quando a imagem tiver sido formada com cuidado a passe para a próxima etapa.
O interruptor é a água, essa é a nova etapa que o papel fotográfico vai passar. Ela serve para interromper o processo de surgimento de novas imagens.
Por último deixaremos de molho o papel no fixador, que também é uma química forte e exige muito cuidado. É importante usar luva e jaleco. O fixador evita que a imagem se perca!
Finalizando a atividade lave as suas fotografias em água corrente
Antes de expô-las deixe secando por algumas horas!


Veja o princípio da máquina pinhole nesta postagem:  http://arteecienciaporquenao.blogspot.com/2012/03/fotografando-com-uma-lata.html

5 comentários:

  1. Onde posso encontrar esses produtos para comprar??? vc poderia me indicar algum site??? e os nomes e marcas do produto??

    ResponderExcluir
  2. Me Chamo Ceila, sou do RS. Por gentileza, eu gostaria de saber onde a gente encontra esse papel especial, pois tenho um projeto de fotografia e necessito muito dele. Adorei a matéria! Parabéns a todos os envolvidos! Aguardo ansiosa por uma resposta.

    ResponderExcluir
  3. Olá Celia, obrigado pelo carinho!
    Em qualquer loja de fotografia profissional você encontra esse papel que se chama PAPEL FOTOGRÁFICO. Ele é um pouco caro, mas no caso da pinhole ele rende muito. No meu caso ele tinha o tamanho de A4 e dividi em 4 partes. Mas cuidado com o manuseio dele, pois só pode ser aberto no lugar apropriado para a revelação, com a luz normal ele sofre uma química e queima. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  4. ACHO BEM INTERESSANTE,MINHA TRURMA IRA FAZER NA FEIRA DE CIENCIAS

    ResponderExcluir
  5. comprei a pouco tempo papél fotografico nesta loja:http://orangephoto.com.br/...

    ResponderExcluir