quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Passo a passo da atividade do Stencil



A atividade é recomendada para o público a partir da pré adolescencia e consiste na técnica chamada "stencil", que funciona da seguinte maneira:

1) Uma vez que pegamos a chapa de raio X a deixaremos de molho na água sanitária por cerca de  3 dias. Após esse período lavaremo-as a fim de elimar os nitratos de prata e utilizarmos somente o acetato. Aguarde secar.

2) Numa mesa, utilizaremos uma folha de papel ofício para realizarmos um desenho livre à lápis, mas preste bastante atenção, esse desenho terá que ser vazado, isso porque a técnica do stencil é a de exatamente fazer um tipo de molde vazado para uma reprodução em série, parecido com uma espécie de régua com letras do alfabeto.




3) Com o desenho no papel pronto, colocaremos o acetato seco em cima e  o copiaremos com o auxílio de um hidrocor . Após essa etapa começaremos a parte mais delicada que é a de retirar com o auxílio do estilete e da tessoura as partes  vazadas do desenho.





4) Terminado de vazar  todo o desenho no acetato escolheremos uma superfície que utilizaremos como modo de exibição do trabalho artístico (pode ser uma camisa, uma caixa, a capa do caderno ou simplesmente uma folha ofício) e com cuidado pintaremos a parte vazada utilizando um pincel batedor com as cerdas duras e grossas a fim de bater a tinta sem deixar que ela vá para as outras partes do desenho que não sejam as partes vazadas.



Assista também o vídeo acima do passo a passo da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário