quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A didática do "Caminhando no Coração"

  A atividade é recomendada para públicos de todas as idades. É composta por um tapete de aproximadamente 6m x 3m mostrando o desenho das duas circulações do sangue. O público (simulação das hemáceas) inicialmente recebe as orientações sobre o percurso, onde contém setas demonstrando o caminho e pistas em diferentes pontos do caminho.
  Antes de iniciar o percurso o público recebe um balão azul demonstrando o gás oxigênio (gás que respiramos) e é constantemente questionado com perguntas como: “por que o início do jogo é no pulmão?”, “onde e quando acontecerá a trocas dos gases?”.
  A didática do Caminhando no Coração consiste na leitura atenta das pistas numeradas de 1 a 10 e com o número máximo de 10 participantes. Há duas fases na atividade, uma com o grupo completo (10 pessoas) e outra com esse grupo divido em duas equipes.
  Na primeira fase o grupo fica localizado no pulmão e a primeira pessoa lê a “pista 1” para o restante do grupo, logo a segunda pessoa junto com a primeira lê a “pista 2” também para o restante do grupo e assim por diante até chegar na última pista . No final da caminhada é feito um jogo, dividindo o grupo em equipes (azul e vermelha). Joga-se um dado - respectivo para cada equipe - que contém em cada lado os nomes das respectivas pistas. No caso da equipe vermelha, por exemplo, são numeradas pistas de 1 a 6. Se o grupo jogar o dado e tirar a pista 5 terá que ir até o lugar onde está essa pista e explicar como chegou. Finalizando a participação, o grupo terá que chegar na pista 6 (metade do jogo) dando a vez para a equipe azul, que faz o mesmo procedimento até finalizar o jogo.
  Segue abaixo as pistas que são encontradas ao longo do caminho da circulação.


  • Largada

Bem vindo! Preparem-se para embarcar numa aventura fantástica! Você irá conhecer como é a circulação do sangue no corpo. Fique bem atento a todas as pistas durante o caminho para assim cumprir o desafio. Você tomará uma pílula do encolhimento e vai virar uma célula do sangue chamada hemácia. Sua missão é fazer a troca de gases pelo corpo todo, entregando o oxigênio e recolhendo o gás carbônico. Você vai começar pelo pulmão. Boa sorte!


  • Pista 1 (Veia pulmonar)

Ao sair do pulmão você deve pegar um atalho e chegar no coração.


  • Pista 2 (Átrio esquerdo)

Isso! Você acaba de entrar no coração e se localiza no átrio esquerdo, onde a função é bombear o sangue até a próxima etapa. Continue o caminho.


  • Pista 3 (Ventrículo esquerdo)

Bem vindo ao ventrículo esquerdo, que continua a bombear o sangue. Agora você deve deixar o coração, levando sangue para ser distribuído pelo corpo. Mas cuidado, fique bem atento aos avisos ao longo do caminho!!!


  • Pista 4 (Artéria Aorta)


Muito bem! Você conseguiu sair do coração e agora está em uma artéria que contém sangue arterial. Está pronto para distribuir o oxigênio pelo corpo. Continue assim!


  • Pista 5 (Capilares)

A primeira etapa da sua missão foi cumprida! Você conseguiu doar o oxigênio para o corpo através dos capilares. Agora preste atenção! Você deve pegar o gás carbônico e com ele retornar ao pulmão, seu ponto de partida. Vamos lá!


  • Pista 6 (Veia cava)

Agora você está levando sangue venoso, que perdeu o oxigênio e está rico em gás carbônico. Continue o caminho e se prepare para entrar novamente no coração. Siga em frente!


  • Pista 7 (Átrio direito)

Você acabou de retornar ao coração e está no átrio direito. Agora você será bombeado para o próximo espaço.


  • Pista 8 (Ventrículo direito)

Vá em frente! O ventrículo continua bombeando o sangue. Prepare-se para sair do coração. Você está na reta final.


  • Pista 9 (Artéria pulmonar)

Você está a alguns passos do fim. Continue levando sangue venoso até o pulmão, falta pouco!!!


  • Chegada (Pulmão)
Parabéns! Você acaba de completar sua missão! Concluiu a pequena e a grande circulação em pouquíssimo tempo. Levou sangue arterial para todo o corpo entregando todo o oxigênio, e trouxe de volta para o pulmão o sangue venoso, cheio de gás carbônico, permitindo a continuação do ciclo. Agora dê oportunidade aos seus amiguinhos de realizarem também a circulação sanguínea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário